1. Vitória na CCJ alivia pressão sobre Temer, mas decisão sobre denúncia fica para agosto
A decisão tomada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara na quinta-feira (13) representa uma vitória parcial para Michel Temer. A rejeição do parecer que pedia a aceitação da denúncia de corrupção passiva contra ele e a aprovação de relatório paralelo que recomenda o arquivamento da acusação aliviam a pressão sobre o Planalto. Mas o presidente terá de esperar até agosto pelo resultado definitivo. Convicto de ter mais do que os 172 votos necessários para impedir a autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para abertura de ação penal, Temer desejava que a denúncia fosse votada e sepultada nesta sexta-feira (14) no plenário da Câmara. Mas a falta de quórum às vésperas do recesso parlamentar, que se inicia na terça-feira (18), deve frustrar os planos. Com tradição de corredores vazios no Legislativo às segundas-feiras, a decisão terá de aguardar o retorno dos trabalhos. Na quinta (13), Maia confirmou que colocará a matéria em votação no dia 2 de agosto.
2. Temer sanciona lei da reforma trabalhista
O presidente Michel Temer sancionou, na quinta-feira (13), a Lei de Modernização Trabalhista, em evento no Palácio do Planalto. Diante de uma plateia repleta de ministros e parlamentares, Temer disse que os direitos dos trabalhadores estão sendo preservados. Foi o capítulo final de um longo caminho para o governo e seus aliados no Congresso. Além dos debates em comissões na Câmara e no Senado, no dia da votação final, senadoras de oposição impediram a realização da votação no plenário por sete horas. A nova lei trouxe uma série de mudanças práticas na vida dos trabalhadores e empregadores. Uma delas, em época ainda de crise na economia, merece atenção: a demissão ganhou uma nova possibilidade. Trata-se da demissão de comum acordo entre empregador e funcionário. Confira como funciona essa nova regra e veja perguntas e respostas sobre a reforma trabalhista.
3. Coldplay: venda de ingressos para o show em Porto Alegre começa hoje
Eles já foram indicados como um potente sonífero e, a cada lançamento, críticos esquadrinham suas letras apontando os clichês sentimentais, mas o mundo simplesmente ama Coldplay (ou "a banda do Chris Martin"). São mais de 80 milhões de álbuns vendidos. No Spotify, suas músicas já foram executadas mais de 5 bilhões de vezes – o recorde histórico para uma banda. Foi também o grupo que mais lucrou no ano passado, embolsando 88 milhões de dólares. O quarteto britânico caiu na estrada em março de 2016 com a turnê A Head Full of Dreams, que passou pelo Brasil e retornará em novembro para dois shows, apenas em São Paulo e Porto Alegre, antes do encerramento em Buenos Aires. Nesta sexta-feira (14), começa a pré-venda de ingressos para clientes do Banco do Brasil. A venda geral se inicia em 17 de julho.
4. Congresso aprova liberação de verba extra para emissão de passaportes
O Congresso Nacional aprovou o projeto de lei que garante R$ 102,4 milhões para a Polícia Federal (PF) retomar a emissão de passaportes, suspensa desde 27 de junho por falta de recursos. Agora, o texto segue para sanção presidencial. A expectativa é de que o repasse sustente a emissão do documento até o final de 2017. Essa suplementação ao orçamento da PF foi possível com o deslocamento – no mesmo montante – de contrapartida financeira do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). O remanejamento de recursos foi a saída encontrada pelo Ministério do Planejamento para evitar que o repasse à PF alterasse a meta de resultado primário de 2017. O orçamento da Polícia Federal em 2017 previa R$ 145 milhões para a emissão de passaportes. Esse valor foi integralmente empenhado até junho. Em média, a PF faz 8 mil atendimentos diários relacionados a passaporte.
5. Inter faz trabalho no CT do Corinthians de Alagoas
Já em Maceió, o Inter realiza treino na tarde desta sexta-feira (14) no CT do Corinthians de Alagoas. O time volta a campo no sábado (15), contra o CRB. A tendência é que a escalação colorada seja repetida com: Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Klaus, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenílson, Felipe Gutiérrez e D'Alessandro; Nico López e William Pottker.
6. Grêmio treina no CT após vencer o Flamengo
De novo segundo lugar do Brasileirão, após bater o Flamengo, o Grêmio treina às 15h30min no CT. O próximo jogo tricolor será no domingo (16), contra a Ponte Preta.
7. Rio Grande do Sul deve ter mais uma tarde quente e abafada nesta sexta-feira
A sexta-feira (14) será de calor e abafamento em todo o Rio Grande do Sul. Com previsão de altas temperaturas, Porto Alegre registrará 26°C. Mas a sensação térmica durante à tarde poderá chegar a 30ºC na capital gaúcha. Segundo previsão da Somar Meteorologia, uma frente fria, que começa a chegar do Uruguai, aumenta a nebulosidade na metade sul do Estado. Porém, nada que efetivamente mudo as condições climáticas do RS. Existe uma pequena possibilidade de chuva no Chuí, extremo sul, sem potencial para elevados acumulados. Na segunda-feira (17), a temperatura muda bruscamente devido à passagem de uma frente fria. O fenômeno não vai durar muito, e o calor retorna ainda durante a próxima semana.