Convidado a falar no painel Experiência Faz a Diferença?, do 21º Festival de Publicidade de Gramado, o vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco, revisitou sua trajetória, que inclui passagens por Unibanco, Abril, ESPN e Facebook, e explicou qual tem sido seu papel nessas empresas:
– Existe conexão em tudo que está acontecendo. Daqui para frente a coisa só vai acelerar. Eu, como profissional de mídia, tenho que ajudar essas empresas a se acelerar.
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Marcelo apontou que essa aceleração compreende pensar nos meios de comunicação de forma integrada, em vez de separar, por exemplo, a TV do rádio e das redes.
– Quanto mais meios você disponibiliza para o consumidor, mais tempo ele passa consumindo – disse.
Segundo Pacheco, o desafio das empresas hoje em dia é entender qual é a jornada do consumidor e pensar nela com a ótica dele e não com a do profissional de publicidade:
– Tem que olhar de fora pra dentro, ver onde o seu consumidor está. Não basta só falar com ele, é preciso se conectar com ele.
Pacheco expôs algumas estratégias do Grupo RBS "para estar ao lado dos gaúchos o tempo todo". Contou que na Casa Destemperados e no Gaúcha Sports Bar o público pode ter uma experiência real e de proximidade com as marcas. Já a revista Donna, de Zero Hora, fez licenciamento para que as pessoas possam adquirir produto com a sua marca. O executivo antecipou também o projeto do Donna Beauty Pompéia, um novo espaço no campus Unisinos Porto Alegre que combinará loja conceito da Pompéia, salão de beleza RhedCo, estética Onodera, um café e ainda uma redação itinerante de Donna, onde as leitoras poderão conhecer os bastidores da produção de conteúdo da revista.
Pacheco ainda mencionou o aplicativo Pelas Ruas, de Zero Hora, no qual o usuário pode informar a redação do jornal sobre assuntos que podem virar notícia:
– Se a RBS pensar que só ela é que dissemina informação, isso é um problema. Hoje, o usuário pode informar a redação para que, então, a redação possa cobrar e pressionar o órgão público. O mundo é colaborativo. A RBS não tem todas as respostas.