Os veículos do Grupo RBS venceram quatro categorias no 30º Prêmio Setcergs de Jornalismo. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (21), e a entrega está marcada para a próxima terça-feira (27), durante a 19ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística.
A RBS TV ganhou o Grande Prêmio Setcergs de Jornalismo com a reportagem "Clonagem de Caminhões", de Giovani Grizotti e Glaucius Oliveira. Exibida pelo Fantástico, a matéria denunciou um esquema criminoso para legalizar carros e caminhões roubados.
Na categoria Jornal/Revista, Zero Hora venceu com a série "BR-116: Duplicação Urgente", da repórter Débora Ely. Em quatro reportagens, foi mostrada a importância da conclusão da obra na rodovia entre os municípios de Guaíba e Eldorado do Sul. Zero Hora também venceu na categoria Fotografia, com as imagens "Duplicação em Marcha Lenta", do fotógrafo Tadeu Vilani, que acompanharam as reportagens.
Já na categoria Rádio, a Rádio Gaúcha venceu com a matéria "RS-118: 10 anos de duplicação inacabada", dos repórteres Cid Martins e Jocimar Farina. Na categoria Televisão, ganhou o SBT-RS, com a reportagem "Situação das estradas aumenta 25% o custo de manutenção dos caminhões", do repórter Andrei Rossetto.
A comissão julgadora do prêmio é formada por representantes da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, da Associação dos Repórteres Fotográficos (e) Cinematográficos do Rio Grande do Sul, do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e do Setcergs.