Na tarde desta quarta, o número de pessoas fora de casa em razão do aguaceiro das últimas semanas diminuiu para 5,7 mil no Rio Grande do Sul, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil no fim da tarde desta quarta-feira (7). Até 11h, eram 6,3 mil. Mesmo com a trégua da chuva forte nos últimos dias, a Defesa Civil segue monitorando com atenção as áreas de risco no Estado.
Em meio à expectativa para novo aguaceiro para esta quinta-feira (8), mais quatro prefeituras decretaram situação de emergência no RS nesta quarta, aumentando para 56 o número de municípios que tentam receber ajuda da União para enfrentar estragos.
Uruguaiana e Itaqui, na Fronteira Oeste, estão entre os municípios mais atingidos pela chuvarada no Estado. Nas duas cidades, onde o Rio Uruguai segue acima do nível de alerta, 3,5 mil pessoas tiveram que sair de casa. Ao todo, 126 cidades sofreram algum dando causado pela chuva.
Leia mais
Nível do rio Uruguai pode se estabilizar em Uruguaiana nesta quarta-feira
Uruguaiana tenta tirar do papel dique prometido há décadas
FOTOS: chuva tira famílias de casa em Uruguaiana
Alerta para mais chuva nesta quinta
Nesta quarta-feira, a Defesa Civil do RS divulgou um alerta para a possibilidade de temporais no Estado nesta quinta-feira. Segundo o órgão, a chegada de uma massa de ar frio deve provocar queda acentuada de temperatura, ventanias e trovoadas.
Em São Jerônimo, o nível do Rio Jacuí voltou a registrar elevação na manhã desta quarta-feira (7), chegando à marca de 5,4 metros, mas algumas famílias estão retornando para suas casas. Mais de 700 pessoas seguem desalojadas (na casa de amigos ou parentes).
O comunicado também informa que a situação dos moradores da Fronteira Oeste, onde o Rio Uruguai segue acima do nível de alerta em diversos municípios, tende a piorar com a volta do aguaceiro.
Fronteira Oeste, Região Noroeste, Região Central, parte da Região Norte, Região Metropolitana e Litoral Norte devem ser os locais mais afetados pela força da chuva, conforme o alerta.