O ciberataque que atinge empresas e órgãos públicos de mais de 70 países, nesta sexta-feira (12), também derrubou o sistema do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) no Brasil. O problema provocou a suspensão do atendimento nas agências do órgão em todo o país.
Em Brasília, os servidores foram liberados para sair do trabalho mais cedo – além dos telefones, o site do INSS também não estava funcionando. No final da tarde, contudo, a página online da Previdência já estava acessível.
Em Porto Alegre, as agências também fecharam as portas mais cedo. Na Avenida Bento Gonçalves, no bairro Partenon, os servidores tiveram de finalizar o atendimento no início da tarde – mesmo com a agência lotada.
Leia mais
Mega-ataque virtual derruba sistemas de comunicação ao redor do mundo
Como um ataque hacker criou uma dor de cabeça para a direção do Banrisul
Em abril, aplicativo do Banco do Brasil ficou fora do ar em diversos Estados
Muitos beneficiários ficaram sem fazer a perícia, mesmo que pré-agendada para essa sexta. A orientação repassada pela equipe é para que os usuários tentem remarcar o atendimento pelo telefone do INSS.
Até o momento, a reportagem da Rádio Gaúcha aguarda uma posição oficial do instituto.
Ao portal G1, o INSS confirmou o desligamento do sistema "após indícios de ciberataques na rede mundial de computadores". Segundo o instituto, os atendimentos marcados para esta data serão reagendados.
*Rádio Gaúcha