1. Corpo de Belchior será velado e enterrado no Ceará
O corpo do cantor e compositor Antônio Carlos Belchior, morto na madrugada de domingo, será velado no Ceará. A família do músico, residente em Fortaleza, pediu auxílio do governo do Ceará para levar o corpo para o Estado. Assim que chegar, o corpo seguirá para Sobral, cidade onde o cantor nasceu e morou até os 16 anos. O velório no local ocorrerá no Teatro São João. Depois, o corpo voltará para Fortaleza. Familiares, amigos e fãs poderão prestar as últimas homenagens a Belchior no Centro Cultural Dragão do Mar. O enterro está previsto para ocorrer na manhã de terça-feira, no Cemitério Parque da Paz. O resultado da necropsia do corpo do cantor confirmou a suspeita da Polícia Civil de morte natural. Conforme o laudo médico produzido pelo Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, o cearense foi vítima de uma dissecação da aorta, principal artéria do corpo humano.
2. Centrais sindicais realizam manifestação unificada no Dia do Trabalho, em Porto Alegre
Centrais sindicais preparam ato unificado para o feriado do Dia do Trabalho, nesta segunda-feira, em Porto Alegre. Os manifestantes vão se reunir junto ao Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, na região central da cidade. O protesto reúne entidades que costumam divergir em alguns pontos de atuação, como CUT e Força Sindical. Além dessas duas organizações, CTB, UGT, Nova Central, CGTB, Intersindical, CSP-Conlutas e Pública, partidos políticos e entidades de classe participarão do movimento. A mobilização começa oficialmente às 11h. O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, afirmou que o principal objetivo da manifestação é mostrar a contrariedade da classe trabalhadora em relação às reformas do governo de Michel Temer, principalmente, a da Previdência e a trabalhista.
3. Governo do RS tem 1,2 mil imóveis para moradia, aponta levantamento
Embora esteja com déficit bilionário e tenha dificuldade de manter as contas em dia, o governo do Rio Grande do Sul tem 1,2 mil imóveis funcionais. Herança de uma época em que a comunicação e os meios de transporte eram precários, casas e apartamentos espalhados pelo território gaúcho ainda servem de moradia para empregados e servidores públicos. Os dados foram obtidos pela reportagem por meio da Lei de Acesso à Informação. ZH consultou mais de 60 órgãos do Estado (como secretarias, fundações, departamentos e companhias), sendo que 13 admitiram contar com imóveis residenciais. Cerca de 20% dessas propriedades – a maioria construída no século passado – encontram-se desocupadas, enquanto o Estado gasta R$ 45 milhões por ano com aluguel de prédios e salas para abrigar estruturas da máquina pública.
4. Lula amplia vantagem no primeiro turno e empata no segundo, mostra pesquisa
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu e se mantém na liderança na corrida para a Presidência da República em 2018. É o que mostra pesquisa divulgada no domingo pelo jornal Folha de S.Paulo. Trata-se do primeiro levantamento do Datafolha depois da divulgação das delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht na Operação Lava-Jato. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) também subiu e atingiu a segunda posição – em empate técnico com a ex-senadora Marina Silva (Rede). Os dois principais cenários da sondagem são comparados pelo instituto com levantamento feito em 16 e 17 de dezembro de 2015.
5. Grêmio embarca a caminho do Chile
O Grêmio se reúne às 9h desta segunda-feira e embarca pela manhã a caminho do Chile para o jogo da próxima quarta-feira, às 19h30min, contra o Deportes Iquique. O destaque da preparação é a dúvida sobre quem será o substituto de Bolaños. Fernandinho e Arthur são as principais opções.
6. Após empate na final do gaúcha, Inter se reapresenta na tarde desta segunda-feira
O Inter se reapresenta às 15h30min desta segunda-feira e faz, com os reservas, um jogo-treino contra o Brasil-Pel no CT Parque Gigante. Para a final do Gauchão no próximo domingo, a dúvida será em torno do goleiro titular. Com a lesão de Keiller, Danilo Fernandes e Marcelo Lomba serão reavaliados.
7. Feriado deve ter tempo firme no RS e frio de 4°C em São José dos Ausentes
A semana, que inicia com o feriado do Dia do Trabalho,deve ser de tempo firme em todo o RS. De acordo com a Somar Meteorologia, pode haver bastante nebulosidade na Região Norte, mas sem possibilidade de chuva. Quem está em São José dos Ausentes deve sentir na pele a previsão mais fria para o Estado: 4°C. Em Porto Alegre, a temperatura pode variar entre 9°C e 25°C. As pancadas de chuva devem chegar ao Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira e, as temperaturas, permanecem amenas. Na Serra, a sensação térmica deve ser mais baixa em comparação ao restante do Estado.
*ZERO HORA