A Justiça suspendeu o processo entre a Prefeitura de Santa Maria e o DNIT sobre o fechamento da Rua Sete de Setembro, no bairro Perpétuo Socorro. O prazo é de 90 dias a partir desta quarta-feira (8).
Em 2004, ainda na gestão do ex-prefeito Valdeci Oliveira, a prefeitura e o Dnit firmaram um contrato para construir uma via que fosse alternativa à rua Sete de Setembro, onde há cruzamento de trens e de demais veículos, o que era considerado inseguro. Por isso, em 2010, foi construído o Viaduto da Gare, por onde passa a avenida dos Ferroviários, para ser a melhor alternativa entre o centro da cidade e a região norte.
Depois da construção, a Sete de Setembro deveria ser fechada. Porém, até hoje, a via segue como cruzamento de trens e automóveis.
Agora, a Prefeitura tem o prazo de 90 dias para apresentar soluções alternativas ao fechamento da via, como a melhoria na sinalização e o religamento da cancela eletrônica do cruzamento. Se o Dnit aceitar as propostas, o processo se encerra. Caso contrário, será feita a obstrução da rua.