Desde que a ex-primeira-dama Marisa Letícia foi internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 24 de janeiro, diversos políticos – aliados e adversários – prestaram apoio ao ex-presidente Lula e sua família.
Leia mais:
FHC visita Lula no hospital onde está Marisa Letícia
Família autoriza doação de órgãos de Marisa Letícia
Médica teria vazado dados sigilosos de diagnóstico
A ex-presidente Dilma Rousseff divulgou nota de pesar pelo estado de saúde irreversível, decretado pelos médicos na manhã desta quinta-feira. No texto que postou no Facebook, a ex-presidente diz que "hoje é um dia triste para todos nós" e enaltece a trajetória da companheira de Lula:
"Dona Marisa foi o esteio de sua família, a base para que Lula pudesse se dedicar de corpo e alma à luta pela construção de um outro Brasil, mais justo, mais solidário e menos desigual, desde as primeiras reuniões sindicais na Vila Euclides, passando pela fundação do PT e da CUT, até a chegada à Presidência da República", diz em um trecho do post.
Na tarde desta quinta-feira, o também ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso foi até o Sírio-Libanês conversar com Lula e expressar condolências. Os dois se abraçaram durante o encontro.
Em 2008, após a morte da mulher de FHC, Ruth Cardoso, Lula, então presidente do Brasil, em seu segundo mandato, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da mulher de FHC.
O presidente Michel Temer ligou para Lula no primeiro dia de internação de Marisa. Temer está viajando para se encontrar pessoalmente com o ex-presidente. O ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB-SP) também entrou em contato com o petista.
Políticos e ex-ministros acompanham o ex-presidente e sua família no hospital, onde foi confirmado que Marisa não apresenta mais fluxo cerebral. Guido Mantega, Fernando Haddad, Miguel Jorge e Alexandre Padilha estavam no local prestando apoio a Lula. Na parte da manhã, os senadores petistas Lindbergh Farias, Gleisi Hoffmann e Humberto Costa foram à casa de saúde em SP.
Por meio de nota oficial, PT, Psol e PMDB prestaram homenagens e lamentaram a situação enfrentada por Marisa e sua família
O recém-eleito presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), pediu um minuto de silêncio em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, ao declarar abertos os trabalhos do Congresso no ano legislativo de 2017:
– Vamos fazer um minuto de silêncio por Marisa Letícia, que foi primeira-dama do Brasil durante oito anos – pediu o senador.
Antes da votação que assegurou sua reeleição no cargo de presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), começou seu discurso mostrando solidariedade à família do ex-presidente. Maia também ligou para o ex-presidente.
A bancada do PSDB na Câmara Bancada do PSDB na Câmara dos Deputados afirmou "seu profundo pesar pelo falecimento da ex-primeira-dama Marisa Letícia e presta sua solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seus filhos, netos e amigos pela perda irreparável".
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB) disse ter recebido "com grande tristeza a notícia do estado de saúde da ex-primeira-dama":
"Marisa sempre foi uma mulher de fibra, lutando ao lado do ex-presidente Lula por ideais de democracia e justiça social".
Mensagens na internet
Por meio de sua conta oficial no Facebook, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) lamentou o estado de saúde da ex-primeira-dama. Na publicação, o parlamentar prestou homenagem à Marisa, citando as dificuldades enfrentadas por ela no início da vida e sua militância ao lado de Lula:
"Mãe zelosa, companheira de toda a trajetória de Lula, uma pessoa de sensibilidade ímpar e afetividade reconhecida por todos que conviveram de perto com ela. Esta era Marisa Letícia, de quem agora nos despedimos, e que com certeza fará muita falta a todos que sonham com um Brasil mais humano e decente para as pessoas", diz trecho da postagem.
Também no Facebook, o vereador pela cidade de São Paulo Eduardo Suplicy (PT) compartilhou postagem de Lula, onde o ex-presidente confirma que a família vai doar os órgãos de Marisa. Suplicy disse que ele e sua equipe estão rezando pela mulher de Lula afirma pesar e solidariedade ao companheiro de partido. Em seguida, o vereador publicou uma foto de Lula e Marisa de mãos dadas e com uma faixa onde está escrito "agora, eu sou uma estrela". No início da tarde, ele também esteve no Sírio-Libanês.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) publicou um poema em seu perfil oficial no Twitter. Na descrição do post, ela escreveu: "força Lula":
Também no Twitter, o senador Pepe Vargas (PT-RS) prestou solidariedade a Lula:
"Toda nossa solidariedade à família Lula da Silva neste momento de dor pela perda de dona Marisa Letícia", escreveu:
Lula também divulgou mensagem no Facebook agradecendo as manifestações de carinho e solidariedade a ex-primeira-dama:
*Zero Hora com agências