Aumentou o número de pessoas que se cadastraram para receber benefícios de programas de assistência social em Caxias do Sul em 2016. Foram 3.533 novas inclusões no Cadastro Único, crescimento de 36,5% em relação à busca pelo serviço pela primeira vez no ano anterior.
A diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Fernanda Legnaghi Benetti, destaca o aumento do número de famílias que nunca acessaram a rede básica de atendimento nesta área e que, no ano passado, passaram a integrar o Cadastro Único. Segundo ela, esse é um reflexo do desemprego que impacta o orçamento familiar.
De uma maneira global, colocando nesta conta ainda o número de atualizações cadastrais e transferências de outros municípios para Caxias, o crescimento foi 23,8%. Os dados são da Fundação de Assistência Social (FAS).
A maioria dos cadastrados é composta por famílias que têm renda de até três salários mínimos ou com renda de meio salário mínimo por pessoa. O cadastro único é a porta de entrada para benefícios como o Bolsa Família, programas que oferecem desconto nas contas de luz e água, isenção para inscrição em concurso, entre outros.