A programação da Semana do Empreendedorismo de Caxias do Sul inclui visitas à incubadoras tecnológicas e às empresas instaladas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spiandorello, diz que há planos de dobrar a capacidade de empresas incubadas na Incubadora Empresarial do município, a INEC, que fica em uma área de seis hectares na Avenida Rubem Bento Alves. Hoje são oito empresas instaladas ali, o que representa a capacidade máxima do local.
"Para ter um polo tecnológico em Caxias, precisamos ter mais incubadoras, por isso a ideia é aumentar a do município", afirmou o secretário. Spiandorello destacou que o projeto e que os encaminhamentos para isso já foram feitos, mas vai depender do novo governo a montagem da estrutura. Além de ampliar espaço para quem quer empreender, a secretaria diz que trabalha para agilizar os trâmites burocráticos de quem quer empreender. Há 10 meses o espaço da secretaria, na Rua Pinheiro Machado no prédio do Sebrae, também abriga sala do empreendedor, sala do exportador e sala do investidor. Em média, o secretário diz que cinco empresas por dia pedem informações.
A linha da pequena empresa consegue encaminhar toda a documentação na hora e as pequenas empresas conseguem alvarás em até um dia, conforme o titular da pasta. Já as que têm potencial de risco maior e dependem de licenças ambientais e de Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) também recebem assessoria, tem a possibilidade de receber alvará provisório, mas o processo de abertura costuma levar mais tempo.
A Semana do Empreendedorismo foi aberta nesta segunda-feira (7) destacando que são criadas 500 novas micro e pequenas empresas por mês em Caxias. A programação vai até sexta-feira (11), com destaque para eventos como o Acelera Serra na quinta-feira (10), com concurso de start ups. Ao todo, são 54 atividades entre palestras, visitas técnicas, feiras, painéis e exposições.