Santa Maria está bem perto de superar o maior índice de chuva do mês de outubro dos últimos 16 anos. O recorde foi registrado em 2015, quando choveu 394 milímetros – considerado o maior volume contabilizado desde 2000. Foram 360 milímetros desde o início do mês até esta quinta-feira – e a média histórica de outubro é de 145 milímetros.
Leia mais:
Máquina da prefeitura cai em sanga após limpeza de área alagada
Chuva deve dar uma trégua até domingo
A justificativa para tanta precipitação pluviométrica em outubro nos últimos dois anos são dois fenômenos diferentes, segundo o meteorologista Gustavo Verardo:
– Em 2002 e no ano passado, tivemos El Niño na primavera. Isso influencia o sistema de chuvas do Rio Grande do Sul. Este ano, saímos do episódio de El Niño e estamos em período neutro. O que tínhamos era a formação de sistemas de baixa pressão no Paraguai que acabaram se deslocando ao Rio Grande do Sul. Além disso, há umidade vindo da Amazônia. É como uma esteira que transporta calor e umidade do norte para o sul. A tendência para os próximos meses é chuva dentro ou abaixo da média. Não teremos um verão com chuvas, como foi no ano passado.
O tempo deve ficar firme até domingo, devido a uma massa de ar frio que está sob o Rio Grande do Sul, o que impede a precipitação e abaixa a temperatura.
– Entre domingo e segunda, a previsão é de, no máximo, 25 milímetros. Até o final do mês, não há previsão de chuva significativa na cidade. A partir do dia 26, vai ter bastante sol e tempo seco – projeta o meteorologista.