O Feriadão Farroupilha de 2016, que teve quatro dias, registrou três mortes violentas na Região Central do Estado. O número é igual ao do ano passado. Porém, em 2015, o Dia do Gaúcho caiu em um domingo, ou seja, foram dois dias a menos de feriado.
Nos dois anos, foram duas mortes no trânsito, em um acidente. No último domingo (18), o casal Ivair Marcelino Carvalho de Freitas, 43 anos, e Elaine dos Santos, 39, estava em uma moto que foi atingida por um carro na BR-392, em São Sepé. Eles morreram na hora.
No ano passado, também no dia 18 de setembro, duas pessoas que estavam em uma moto morreram em uma colisão contra uma caminhonete na BR-287, em Santiago. Julio Cesar Floriano Costa, de 55 anos, e Carlos Alberto Dorneles Campos, de 41, morreram na hora. O motorista da caminhonete que causou o acidente fugiu.
Neste domingo (18), um homem foi assassinato em Caçapava do Sul. João Cloves da Silva, de 58 anos, foi alvejado na rua quando voltava para casa com o filho. A suspeita é que o alvo era o filho da vítima.
Em 2015, Geraldo Vandré Santos de Bittencourt, de 45 anos, morreu após ser atacado por cães de guarda, após tentar invadir uma oficina. Os animais faziam a segurança do local. Quem encontrou o corpo de Bittencourt foi o dono da oficina. Junto do corpo havia uma mochila, uma lanterna e um alicate que, a princípio, foi usado para cortar a cerca da propriedade.