O 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) da Brigada Militar (BM) de Santa Maria vai abrir um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as circunstâncias em que dois policiais militares que estavam de folga tiveram as armas apreendidas em Dona Francisca na noite de quinta-feira.
Eles estavam em um carro junto com outro civil e foram abordados por policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE) após uma denúncia de que eles teriam ameaçado um homem. As armas dos dois brigadianos, que estavam de folga, foram apreendidas de acordo com um procedimento protocolar. Elas serão devolvidas assim que finalizar o PAD, mas os policiais continuam trabalhando normalmente.
Uma ocorrência foi registrada na delegacia da Polícia Civil em Dona Francisca. No documento, o homem que diz que foi ameaçado relata que estacionou o seu carro na Avenida 17 de Julho, em frente ao carro onde estavam os dois policiais e o outro homem. Logo depois, o trio teria saído do veículo e mostrado armas curtas, cromadas, intimidando a suposta vítima.
Aos serem abordados pelos policiais do BOE, os policiais de folga disseram que estavam passeando na cidade. As pistolas Taurus 24/7 dos policiais foram apreendidas.
Conforme o comandante do 1º RPMon, tenente-coronel Erivelto Hernandes, o PAD também é um procedimento protocolar.
– Houve a denúncia, eles foram abordados, identificados e com as armas funcionais, o que não é nada ilegal. Vamos apurar a situação em que se deu isso, mas as informações não são precisas. O denunciante diz que foi ameaçado com armas cromadas. As pistolas dos policiais são pistolas pretas foscas. Não sei se esse fato efetivamente ocorreu, por isso, vamos apurar – explica o comandante.