O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) anunciou na noite desta quinta-feira que os bancos públicos e privados do Estado vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir de terça-feira. Em assembleia, a categoria rejeitou proposta salarial da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Na última segunda-feira, ocorreu a terceira rodada de negociação entre os bancos e a categoria. Representantes dos banqueiros ofereceram reajuste de 6,5% mais abono de R$ 3 mil. O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta.
Os bancários reivindicam reajuste do piso salarial e de todas as outras verbas (vales e auxílio) e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 14,78% (5% de aumento real). Eles também pedem melhorias na segurança, como "a permanência de dois vigilantes por andar nas agências e pontos de serviços bancários".
Por meio de nota, o presidente do SindBancários, Everton Gimenis, disse que "a proposta de abono na mesa de negociação representa um retrocesso para os bancários".Na tarde desta quinta, a categoria realizou uma passeata pelas ruas do centro da Capital. Na próxima segunda-feira, a categoria vai realizar uma assembleia de organização da greve.
*Zero Hora