Uma ação conjunta de fiscalização apreendeu mais 350 kg de produtos de origem e animal sem inspeção e sem higiene que seriam comercializados em feiras em Santa Maria.
Bandidos rendem clientes e funcionários de mercado durante assalto em Santa Maria
A barreira sanitária contou com a Vigilância Sanitária de Santa Maria e a Inspetoria de Santa Maria, a Supervisão Regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), o Serviço de Inspeção Municipal (Sim) e teve o apoio da Patrulha Rural da Brigada Militar (BM).
Ao todo, 16 comerciantes foram autuados. A ação aconteceu no começo da manhã de sábado com bairreiras montadas em dois locais: na RSC-287, no trevo de Palma, e ERS-211, estrada do distrito de Arroio Grande. A BM fazia a abordagem dos veículos que, posteriormente, eram inspecionados pelas equipes da vigilância e da Seapi.
Foram apreendidos 154 kg de queijo, 67kg de embutidos, 2kg de torresmo, 30kg de carne de frango, 17kg de carne suína, 71kg de banha, 8kg de pescado, 10,8 kg de derivados de leite, 44 dúzias de ovos e 79 litros de leite, além de 34,5 litros de vinho, 7,5 litros de vinagre e 19 litros de cachaça. Parte dos alimentos será inutilizada e incinerada, e parte será destinada para consumo animal.
A operação visou combater o comércio clandestino de alimentos sem condições de consumo. Conforme a Superintendente da Vigilância em Saúde, Lenir Pires Rosa, os produtos apreendidos não tinham procedência comprovada (rótulo e nota fiscal) nem inspeção sanitária e tinham problemas de armazenamento e transporte.