A Região Central do Estado atingiu 98,77% da meta de vacinação contra a febre aftosa. Nos 26 municípios da área da Superintendência da Região Central da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), 1,025 milhão de animais precisavam ser imunizados.
Só em Santa Maria, eram alvo da vacina 110 mil animais, entre bovinos (como gado) e bubalinos (como búfalo). Na cidade, 99,27% da meta foi atingida.
A campanha aconteceu durante o mês de maio e em Santa Maria chegou a ser antecipada para abril para propriedades em áreas de risco.
Houve doação de doses para produtores dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). No entanto, diferente dos anos anteriores, as doses caíram de 30 para 10 por unidade familiar.
A Seapi explica que entre os motivos para a queda do número de doses dadas estão estudos da eficácia da vacina, que afirmam que a doação não garante melhores resultados na imunização; que existem problemas para garantir um bom armazenamento e a destinação correta das doses; e a restrição orçamentária que enfrenta o Estado.
Para a próxima campanha de vacinação, que acontece em novembro deste ano para animais com até 24 meses, não há previsão de doses gratuitas. As que foram doadas em maio eram sobra de campanhas anteriores.
Assim, será necessário comprar em agropecuárias. Quase 900 mil foram destinadas, de graça, na região, durante essa campanha.