Disputado por quatro candidatos à prefeitura de Porto Alegre, o PR decidiu nesta sexta-feira apoiar a candidatura de Maurício Dziedricki (PTB). O partido indicará o vice na chapa, que será o coronel Bonete (PR) – nas eleições de 2012, ele também concorreu a vice-prefeito da Capital, mas ao lado de Adão Villaverde (PT).
Com isso, a aliança em torno de Dziedricki terá, além do PTB, PR, Solidariedade, PSC e PT do B. A aproximação vinha sendo costurada há dias e evoluiu na última quinta-feira.
Na ocasião, Dziedricki, o seu coordenador de campanha, Éverton Braz, e o presidente da Câmara de Vereadores, Cássio Trogildo (PTB), se reuniram dirigentes municipais do PR, entre eles Hermes Teixeira, presidente do diretório de Porto Alegre.
Leia mais:
Confira a lista dos candidatos a prefeito em Porto Alegre
Eleições 2016: confira as datas e principais regras
Nesta sexta-feira, o presidente estadual do PR, deputado federal Giovani Cherini, confirmou a decisão e disse que a sigla optou por Dziedricki por entender que ele representa um projeto novo para a Capital.
– É um candidato jovem, com boas ideias e que dará visibilidade ao PR. Acreditamos que não existem favoritos e que temos tudo para vencer a disputa – disse Cherini.
A escolha de Bonete para concorrer a vice-prefeito, de acordo com o deputado federal, foi "natural".
– Ele é o mais antigo no PR aqui no Estado e será um candidato de uma nota só: a segurança, porque conhece muito bem a área. A verdade é que ninguém aguenta mais a violência em Porto Alegre – afirmou Cherini.
O apoio do PR, que conta com bom tempo de propaganda na TV e no rádio, também era disputado por Sebastião Melo (PMDB), Nelson Marchezan (PSDB) e Vieira da Cunha (PDT).
Na eleição proporcional, conforme Cherini, o PR decidiu se unir, em Porto Alegre, com Solidariedade, PSC, PT do B e PRP.