A cantora Madonna buscou deixar no passado as controvérsias sobre a sua relação com Malauí neste domingo (10), em uma visita ao país onde adotou dois de seus filhos, durante a qual supervisionou a construção de uma unidade pediátrica financiada por sua fundação.
"Estamos muito contentes", disse à imprensa a diva da música pop, que apareceu alegre na visita à unidade pediátrica que sua fundação beneficente, a Raising Malawi, está construindo no hospital Rainha Isabel, na capital comercial do Malauí, Blantyre.
"Esperamos que esteja pronta e funcionando em 2017", acrescentou.
O acesso a cuidados hospitalares é insuficiente no Malauí, onde 40% dos 15 milhões de habitantes vivem abaixo da linha da pobreza.
"Essa nova instalação é a primeira unidade pediátrica de cuidados intensivos do Malauí. Vai ter um impacto enorme na hora de salvar vidas de crianças", afirmou a artista, em sua primeira visita ao país em quase dois anos.
No passado, Madonna declarou que Malauí era um lugar "especial" para ela, por ser o país onde havia adotado seus filhos. Seu entusiasmo nem sempre foi recíproco. Em 2013, a então presidente, Joyce Banda, criticou sua atitude de prepotência com as autoridades, sua exigência de ser tratada como estrela e a acusou de se gabar exageradamente de sua generosidade com Malauí.
Joyce Banda deixou o cargo em 2014, e seu sucessor, Peter Mutharika, fez todo o possível para melhorar a relação com a artista.
Na última viagem da cantora, o presidente disse que seu governo estava muito "grato" pela "paixão" de Madonna pelo país.
Está previsto que a artista e o presidente se reúnam na segunda-feira.
fm/lb/har/an/eg/db/tt