O secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou nesta terça-feira à Coreia do Norte que seu programa nuclear e de mísseis pode ter "consequências reais".
"Juntos, estamos determinados - todos os que estamos reunidos aqui, talvez com uma exceção - a fazer com que a Coreia do Norte entenda claramente que estas ações têm consequências reais", declarou Kerry à imprensa no Laos, onde é realizada uma cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que também conta com a participação das grandes potências.
"É essencial para o mundo e para todos os países aplicar completamente as sanções que foram decididas e temos a intenção de fazer isso", acrescentou, referindo-se às sanções internacionais adotadas contra a Coreia do Norte por seu programa nuclear e de mísseis.
Além disso, Kerry acusou a Coreia do Norte de ter um "comportamento provocador e profundamente preocupante" e considerou que é uma "grave ameaça, não apenas para esta região, mas também para a paz e a segurança internacionais".
* AFP