A chuva que atinge a Serra Gaúcha desde a madrugada desta segunda-feira (11) tem acúmulo de 100mm em pouco mais de 13 horas em Caxias do Sul conforme os dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no aeroporto Hugo Cantergiani. A chuva começou por volta de 1h. A leitura das 8h30min indicou 53mm. A de 14h30min indicou mais 57mm em seis horas. A média mensal no município é de 120mm.
O grande volume de água causou alagamentos pela manhã. Uma galeria chegou a romper na rua Antonio Broilo, no bairro Cruzeiro. Os bombeiros atenderam 20 ocorrências, entre alagamentos e deslizamentos de terra, até o início da tarde, nenhuma com gravidade.
A intensidade da chuva diminuiu nas primeiras horas da tarde, dando vazão ao escoamento nas ruas centrais da cidade. Não houve registro de feridos.
Em Bento Gonçalves, choveu mais de um terço da média do mês em dez horas. Foram registrados 64mm de chuva entre as 6h e as 16h, segundo dados da estação automática do Inmet na Embrapa Uva e Vinho. A média histórica de julho no município é de 158mm.