
O prefeito Alceu Barbosa Velho rebateu as críticas sobre a mudança de endereço da Feira do Livro de Caxias do Sul.
Durante a inauguração da Praça das Feiras, em São Pelegrino, na manhã deste sábado (9), Alceu disse que a lei determina que a prefeitura decida onde vai ser a feira do livro. Afirmou ainda que não é possível antecipar os acontecimentos e que algumas pessoas só pensam em ganhar dinheiro vendendo livros, sem pensar no espaço para a circulação das crianças. A Feira do Livro ocorre entre setembro e outubro no espaço recém inaugurado.
"Vamos fazer a experiência, se não der certo, volta para a praça (Dante Alighieri)", afirmou.
A Praça das Feiras fica no espaço da antiga Linha Férrea, entre a Av. Rio Branco e a Rua Feijó Júnior, e é uma extensão da Praça do Trem. A área tem bancos, ciclovia e arborização, além de espaço para feiras e eventos.
A Feira Ecológica, por exemplo, que ocorria na Rua Dr. Augusto Pestana, já foi realizada no novo espaço, com início às 6h. A Feira do Agricultor, que ocorre às terças-feiras, também passa a ser realizada no novo espaço.
Os feirantes ficam posicionados em ambos os lados do eixo central. De acordo com o Secretário do Planejamento, Gilberto Boschetti, como a área se integra à Praça do Trem, o estilo arquitetônico segue a mesma linha, com padrão de bancos e luminárias, por exemplo, padronizadas.
A obra teve custo de R$ 1,3 milhão e foi realizada pela construtora API Empreendimentos Imobiliários S.A. O projeto é uma contrapartida da empresa ao município pela construção de um condomínio no antigo centro de treinamento do Esporte Clube Juventude, na Rua Atílio Andreazza.