A notícia da saída do Reino Unido da União Europeia virou o mundo de cabeça para baixo nesta sexta-feira. Em referendo realizado na quinta-feira, 51,9% dos britânicos votaram pela saída do bloco. A imprensa internacional volta suas atenções ao momento de incertezas que o bloco pode enfrentar a partir dessa decisão.
– O jornal Le Figaro, da França, traz uma manchete apontando os primeiros resultados práticos desta decisão, como as consequências para a facilidade de viajar – e criar residência permanente – entre os estados-membros da União Europeia.
– O Die Welt, da Alemanha, destaca a importância do Reino Unido para a União Europeia, com a manchete "De repente a União Europeia vale apenas metade".
– Para o o jornal norte-americano The New York Times, "Grã-Bretanha choca o mundo com voto para deixar União Europeia". O jornal aponta que a decisão por deixar a União Europeia é também uma maneira de o país "reafirmar seu lugar no mundo, sacudir o continente e balançar as instituições políticas estabelecidas".
– O espanhol El País afirma que a decisão desencadeia uma queda história da libra esterlina e dos mercados de ações europeus, coloca a União Europeia diante de um desafio sem precedentes e joga o Reino Unido em um território desconhecido.