O Hemocentro Regional de Santa Maria está aberto neste sábado (18) até o meio-dia. A ação, que acontece uma vez por mês, visa manter equilibrados os estoques de sangue. O banco atende a 16 hospitais do Centro do Rio Grande do Sul.
Todos os tipos sanguíneos são necessários. Segundo o enfermeiro Edemilson Xavier, o hemocentro costuma registrar baixa nos estoques durante o período de inverno, o que acontece também neste ano. Por enquanto, o número de bolsas está no limite. A média aos sábados costuma ser de cerca de 20 doadores.
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos, além de apresentar documento oficial de identificação com foto. Não podem doar pessoas que não atendam a esses requisitos e que tenham contraído doenças infectocontagiosas, como hepatite, doença de chagas, ou que portem o vírus HIV. Cada doador passa por uma entrevista confidencial.
São doados entre 380 ml e 470 ml de sangue por vez. Homens podem doar a cada 60 dias respeitando o limite de quatro vezes por ano. Mulheres, a cada 90 dias, respeitando o limite de três vezes por ano.