Bruno Emanuel Vil dos Santos, 13 anos, retornou de sua primeira viagem para fora do Brasil vice-campeão mundial de quoridor na modalidade individual, durante a Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, realizada na Grécia entre os dias 12 e 15 de junho.
Ele era um dos quatro integrantes da equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde Mauá, de Portão, na Região Metropolitana, que participaram da etapa internacional da competição. Nicoli Vitória de Quevedo Datech, 12 anos, Gustavo Oliveira de Oliveira, 12 anos, e Cassiano dos Santos Gonçalves, 11 anos, também integravam a equipe coordenada pelo professor de Educação Física João Batista. Eles enfrentaram outras 13 equipes de dez países.
Nos jogos de equipe, encararam estudantes da Ucrânia, Romênia e Panamá. A Escola Visconde de Mauá era a única pública brasileira no evento. O Instituto Eros Gustavo, de Minas Gerais, representou as instituições privadas. O quarteto gaúcho venceu a etapa nacional realizada em São Paulo em maio.
– Dessa vez, foi diferente porque tinha gente que jogava muito melhor. Fiquei tranquilo na hora de jogar, pensava três vezes antes – diz Bruno.
Leia mais
Alunos de Portão campeões em jogos de raciocínio vão competir em olimpíada na Grécia
Troca de bolachas em escolas espalha paz entre as crianças de Portão
Parabéns!
Ele admite que esperava o primeiro lugar, mas afirma que vibrou ao saber do resultado e logo quis contar para a família. Eles foram recepcionados no último sábado pela família e a direção da escola no Aeroporto Salgado Filho.
– O que eu mais gostei foi a praia, vai ser uma viagem que nunca vou esquecer. Mas foi muito legal ver meus pais de novo. Tem gente que nem me conhece e vem falar comigo para dar parabéns.
A diretora da escola, Adriane Flores, conta que toda cidade está orgulhosa dos alunos e que a conquista valoriza a autoestima da escola. Além da competição, Adriane contou que os estudantes visitaram praias, fizeram passeios de barco e puderam conhecer um pouco de península de Halkidiki, no litoral da Grécia, onde ocorreu a Olimpíada:
– Eles retornaram muito motivados a participar no ano que vem. Vão continuar treinando. Estamos muito felizes com o desempenho deles.