Duas iniciativas de Zero Hora foram premiadas pela International Newsmedia Marketing Association (INMA), entidade que reúne empresas de mídia líderes de mercado em mais de 80 países, nesta terça-feira, no jantar do Global Media Awards, em Londres.
ZH Tablet, que concorreu com outras duas iniciativas da Austrália e do Canadá, venceu a categoria Melhor Conteúdo Pago ou Iniciativa para Novas Assinaturas. A multiplataforma gastronômica Destemperados foi considerada Melhor Ideia para Aumentar as Vendas de Publicidade, frente a projetos da Nova Zelândia e Argentina. The Economist e The Wall Street Journal estiveram entre os finalistas das 40 categorias do Prêmio INMA 2016.
A vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle, recebeu os prêmios em Londres e destaca a importância do reconhecimento mundial:
– Estamos muito orgulhosos e felizes em termos recebido esses dois prêmios importantes no segmento de mídia. Esse reconhecimento nos motiva ainda mais a continuar inovando e buscando soluções para entregar jornalismo de qualidade para nossos leitores, em todas as plataformas e do jeito que é mais conveniente para eles, além de gerar mais resultados para os anunciantes – afirma Andiara.
Leia mais:
ZH Tablet é apresentado como case de sucesso mundial em Londres
Grupo RBS vence em 11 categorias no Top of Mind 2016
Em junho, Andiara apresentará o ZH Tablet no Congresso Mundial da World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-IFRA), em Cartagena, na Colômbia.
ZH Tablet entre cases mundiais de sucesso
Lançado em dezembro de 2015, ZH Tablet já foi apresentado em eventos internacionais como case de sucesso: no Brainsnack, seminário que ocorreu no último domingo dentro da programação da INMA, em Londres, como único representante brasileiro; e em abril, no Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ, na sigla em inglês), na Universidade do Texas, em Austin, no Estados Unidos.
A modalidade de assinatura, desenvolvida a partir de pesquisa com a base de assinantes, propôs uma mudança no hábito de leitura dos gaúchos. Ou mudança de plataforma, já que os leitores seguem folheando seu jornal com a mesma organização dos conteúdos, mas não necessariamente no papel.
No ZH Tablet, os assinantes recebem o device e têm acesso a duas edições diárias (Jornal Digital e ZH Noite), à superedição de fim de semana e ao ZH Domingo Digital. No primeiro mês, houve um crescimento de 45% de visualizações da edição impressa, com 19.158 acessos, mesmo os usuários tendo que baixar o novo aplicativo Jornal Digital. Hoje esse número dobrou e cresce a cada dia: já são 37.934 pessoas acessando mensalmente, com tempo médio de visita de cerca de 14 minutos no mobile e quase 20 minutos no desktop.
Saiba mais
ZH TABLET
- Modalidade que entrega o tablet e acesso a duas edições diárias (Jornal Digital e ZH Noite), superedição de fim de semana e ZH Domingo Digital;
- Lançado em dezembro de 2015, já foi apresentado em eventos internacionais como case de sucesso: Brainsnack, em Londres, e ISOJ, nos EUA;
- Será tema de painel no Congresso Mundial da WAN, em junho.
DESTEMPERADOS
- A multiplataforma que conta com caderno semanal no jornal, guias impressos, guias digitais, site e redes sociais, colocou Porto Alegre no mapa do Festival Fartura, em abril;
- Inaugurada em junho de 2015, a Casa Destemperados é um espaço inovador, de experiências gastronômicas, como cursos e eventos.
Entrevista com Andiara Petterle, vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS
ZH Tablet foi criado a partir da necessidade do consumidor. Você pode explicar por que e o que o leitor encontra nessa modalidade de assinatura?
O ZH Tablet é um novo tipo de assinatura em que o leitor recebe um tablet da Zero Hora com duas apps: uma é a do Jornal Digital, uma réplica do jornal em papel contendo vídeos, fotos e áudios; e uma segunda app de notícias em tempo real. Esse modelo de assinatura foi criado especialmente para quem gosta da experiência de ler o jornal no papel e quer ainda mais conveniência e mais conteúdo. Com o tablet, o leitor recebe o jornal antes das 6h da manhã, com conteúdos multimídia, e uma segunda edição exclusiva, que é a ZH Noite. O assinante recebe todos os dias o jornal, na mesma hora, em qualquer lugar que tenha internet.
O caso ZH Tablet foi apresentado no congresso da INMA no domingo. Que repercussão houve entre outros jornais?
Foi muito positivo. O modelo é inovador, e a Zero Hora é um dos primeiros jornais a fazer isso no mundo. Muitos jornais querem conhecer mais o modelo e ver se também pode funcionar para eles. O ZH Tablet oferece mais valor para o leitor, que recebe mais conteúdo e conveniência, permite que ele leia o jornal como sempre leu, sem risco de entrega, e é um modelo muito sustentável para as empresas de jornalismo. Para os anunciantes, é um modelo fantástico também porque podem ter métricas dos seus anúncios e transformá-los em interativos com vídeos e links diretos para seus comércios eletrônicos.
A partir desses prêmios de uma das entidades de comunicação mais reconhecidas do mundo, o que o leitor pode esperar de ZH?
Nos dá ainda mais motivação para continuarmos investindo em inovação, em pesquisa com nosso leitor e em jornalismo. Vamos intensificar as campanhas para nossos leitores conhecerem o ZH Tablet e considerarem mudar para essa assinatura. Para nossos assinantes fora de Porto Alegre, o modelo é ainda melhor.
No mundo todo, jornais estão buscando ampliar e diversificar suas atividades. Qual a estratégia da Casa Destemperados, também premiada pela INMA este ano?
A plataforma Destemperados oferece uma experiência fantástica de conteúdo no jornal e na web e se tornou um lugar para reunir amigos, aprender com chefs renomados e experimentar todo tipo de comidinhas gourmet e bebidas. Na Casa Destemperados temos uma agenda diária de eventos gastronômicos com aulas, food trucks e encontros com chefs de todo o Brasil.