Um alerta compartilhado em redes sociais coloca qualquer dono de smartphone na defensiva diante de um telefonema de número desconhecido. E se ninguém falar do outro lado da linha, então, seria a confirmação dos piores temores. A mensagem das últimas semanas alerta para um número, o (11) 3770-4110, e assusta.
Leia mais:
Verdade ou mentira: 300 uniformes da GVT e Vivo furtados para aplicar golpes em residências
Pré-vestibular e Enem Popular: mutirão de inscrições ocorre neste sábado na Capital
#Alerta #Cuidado
Você já recebeu uma ligação desse número? Ele costuma ligar e ficar calado, são bandidos, hackers. Se você aguardar 40 segundos, eles conseguem pegar seus créditos e acessar seu celular, senha e dados
#Compartilhe e alerte a todos
De fato, o número aparece em listas de reclamações de todo o pais em sites como Reclame Aqui e Quem Perturba. Clientes relatam até dez ligações por dia desse número, que seria de uma empresa de transações com cartões de crédito.
Ao ligar para ele, se ouve a mensagem de que número está programado para não receber ligações. Mensagens parecidas circularam em anos anteriores, mas com número diferente.Mas haveria alguma chance de ser uma armadilha de hackers?
Segundo o diretor-presidente da empresa Safeweb, de segurança da informação, Luiz Carlos Zancanella,
uma ligação telefônica não tem esse poder.
– A única coisa que se pode transmitir em uma ligação é a voz, o som. Não existe transmissão de dados em uma ligação. E só se pode roubar dados de um dispositivo depois de se instalar um programa. Só o dono do celular pode permitir – explica o especialista.
Por isso é perigoso abrir anexos de e-mails desconhecidos, que podem instalar programas com essa intenção. Mensagens com o título "Boleto de pagamento" ou "Veja essas fotos suas" costumam ser armadilhas.
Bloqueio de ligações
O máximo que uma ligação persistente pode fazer é perturbar, e muito. Nesse caso, no próprio smartphone, existe a opção de bloquear o número específico. E para ligações de telemarketing em geral, o Procon/RS oferece opção de restrição. Basta inscrever a linha no cadastro de bloqueio de ligações de telemarketing por meio do site www.proconbloqueio.rs.gov.br.