Mais 16 municípios gaúchos atingidos por temporais em abril deste ano tiveram os pedidos de situação de emergência homologados pelo governo do Estado. Os decretos, assinados pelo governador José Ivo Sartori, foram publicados no Diário Oficial nesta quarta-feira (11). As informações são da Rádio Gaúcha.
No total, 21 cidades já tiveram pedidos de situação de emergência aceitos pela Defesa Civil. São elas: Aceguá, Arroio Grande, Bagé, Campinas das Missões, Capão do Leão, Canguçu, Candiota, Cerrito, Chuí, Cristal, Dom Pedrito, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Rosário do Sul, Santa Vitória do Palmar e São Francisco de Assis.
Leia mais:
São Francisco de Assis tem decreto de situação de emergência homologado
Tornado atingiu São Miguel das Missões, afirma meteorologista
"Anos de recuperação", avalia prefeito de São Miguel das Missões
Até o momento, os decretos emitidos para os municípios de Cerrito, Herval, Pedro Osório, Pinheiro Machado e São Francisco de Assis também já foram reconhecidos pela União.
A homologação dos decretos permite que os municípios que estão em situação de emergência recebam um maior auxílio do Estado na captação de recursos para a recuperação das perdas. Para isso, é necessário que o valor em prejuízos seja equivalente ou superior a 2,77% da receita líquida anual do município.
De acordo com a Defesa Civil, 26 municípios relataram algum tipo de dano em decorrência da chuva e do mau tempo que foram registrados no Rio Grande do Sul em abril.
*Rádio Gaúcha