Há quase um mês e meio sem realizar cirurgias, o Hospital de Caridade de Canela não tem previsão de retomada dos atendimentos. O secretário de saúde do município, Luciano Perottoni, que também é o interventor do hospital, afirma que ainda não houve acordo com os médicos. As informações são da Gaúcha Serra. Os profissionais suspenderam os serviços desde o dia 29 de março por não receberem os pagamentos. Os pacientes que precisam de procedimentos de urgência e emergência são encaminhados para hospitais de outras cidades, principalmente Gramado e Taquara.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O valor atual da dívida com os cerca de 20 médicos, conforme Perottoni, é próximo de R$ 600 mil. Na noite desta segunda-feira, a Câmara de Vereadores aprovou a transferência de igual valor, inicialmente previsto no orçamento de outras áreas, para a saúde.
Suspensão de cirurgias eletivas no hospital de Farroupilha completa um mês
Prefeituras da Serra adotam intervenções para evitar colapso na rede hospitalar
Perottoni explica que um dos pontos que estão sendo negociados é o parcelamento da dívida. Uma nova reunião com os médicos ainda não tem data para ocorrer.
A equipe conta com cinco anestesistas, mas tem apenas um traumatologista. Sobre reformulação na estrutura e na equipe de atendimento, o secretário afirma que será contratado um estudo técnico. Segundo Perottoni, estão sendo analisadas três propostas. O contrato se dará em regime emergencial, sem licitação. Os valores das propostas variam porque, conforme o secretário - que não fala em números - a empresa poderá também assumir a administração do hospital, e não apenas realizar o estudo.