O Diário Gaúcho promove, na manhã deste sábado, no Centro Histórico Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75), em Porto Alegre, o primeiro Debates Metropolitanos – evento que reúne famílias de vítimas de violência na Região Metropolitana, além de autoridades e pesquisadores da área da segurança, para discutir o aumento da violência.
O encontro é aberto ao público e tem entrada franca. Com apoio do Centro Histórico Cultural Santa Casa e da Rádio Farroupilha, o Debates Metropolitanos tem o objetivo central de ajudar a reduzir as mortes, sobretudo de jovens, em uma região de cerca de 3 milhões de habitantes.
Leia o especial Dossiê DG:
As histórias, os dados e os porquês para a epidemia de homicídios na Região Metropoliana
Há cinco anos, o Diário monitora, de forma independente, assassinatos ocorridos em 19 municípios da Grande Porto Alegre. A planilha de mortes, abastecida por repórteres do jornal, leva em consideração dados relevantes sobre ocorrências violentas, tais como: dia, hora, local, idade das vítimas, possível motivação, entre outros detalhes. É o mais completo levantamento da violência feito por um veículo gaúcho. Para subsidiar a discussão no evento, foi publicado, nessa sexta-feira, um caderno especial compilando dados coletados nos cinco anos.
– É como um censo da violência. Pretendemos, com estas informações, identificar fenômenos e contribuir para a redução da violência na região – diz a editora de Polícia do DG, Letícia Barbieri.
Entre os debatedores, estão o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas, o subchefe da Polícia Civil, Leonel Carivali, o juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) Sidinei Brzuska, a promotora da Vara do Júri Lúcia Callegari, e o sociólogo e pesquisador da PUCRS Rodrigo Ghiringheli de Azevedo.
SERVIÇO
O QUE: Debates Metropolitanos – O Crescimento da Violência na Capital e Região Metropolitana
QUANDO: sábado, dia 21 de maio, das 9h às 11h30min
ONDE: Centro Histórico Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75), no Centro da Capital
INSCRIÇÕES: pelo e-mail promocoes@diariogaucho.com.br. O evento é aberto ao público e tem entrada franca
PROGRAMAÇÃO
9h: Abertura
9h20min: Apresentação do monitoramento de assassinatos na Região Metropolitana realizado pelo Diário Gaúcho
9h35:1º painel – Relatos de famílias que foram vítimas da violência
1 – Marlene Leiria, mãe do Gabriel Leiria, 17 anos, estudante morto durante assalto, em junho de 2015, no Bairro Água Viva, em Alvorada.
2 – Márcia da Costa Barbosa, mãe de Tallyson Augusto da Costa Barbosa, 16 anos, assassinado por traficantes.
3 – Ronei Faleiro, pai do Ronei Faleiro Junior, 17 anos, morto em uma briga de jovens na saída de uma festa em 2015, em Charqueadas
Mediador: Carlos Etchichury, editor-chefe do Diário Gaúcho.
10h: 2º painel – Como reverter a onda de violência na Região Metropolitana?
Painelistas:
1 – O subchefe de Polícia, delegado Leonel Fagundes Carivali
2 – Comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas
3 – Promotora da Vara do Júri de Porto Alegre, Lúcia Helena Callegari
4 – Juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) Porto Alegre, Sidinei Brzuska
5 – Pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS, Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo Mediador: Renato Dornelles, repórter e colunista do Diário Gaúcho