Pesquisa Ibope realizada entre 14 e 18 de abril mostra que 62% dos entrevistados – 2.022 pessoas em 142 municípios – prefere novas eleições presidenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. As informações são do portal G1.
Os entrevistados foram questionados sobre o que acreditavam ser a melhor forma de superar o momento de crise política. Para 62%, a melhor hipótese seria Dilma e Michel Temer saírem do governo e ocorrerem novas eleições para presidente; para 25%, Dilma deveria continuar seu mandato com um novo pacto entre governo e oposição; 8% entendem que o melhor seria Dilma sofrer impeachment e o vice-presidente Michel Temer assumir a presidência; outros 3% não sabem ou não responderam, enquanto 2% entende que nenhuma das alternativas é a melhor.
Leia mais
"Tirar Dilma é o maior ato de ilegalidade desde o golpe militar", diz Lula
Na comissão do Senado, apenas cinco congressistas apoiam Dilma
Serra pressiona PSDB a participar de governo Temer
O Ibope também perguntou com qual das frases o entrevistado está mais de acordo:
40% - A democracia é preferível a qualquer outra forma de governo
34% - Para as pessoas em geral, dá na mesma se um regime é democrático ou não
15% - Em algumas circunstâncias, um governo autoritário pode ser preferível a um governo democrático
11% - Não sabe/não respondeu
Questionados sobre o grau de satisfação em relação ao funcionamento da democracia no Brasil, os resultados foram os seguintes:
49% - Nada satisfeito
34% - Pouco satisfeito
12% - Satisfeito
3% - Não sabe/não respondeu
2% - Muito satisfeito
Segundo o Ibope, as perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.