Apesar de estarem desobrigados pelos governos federal e estadual, os municípios da Região Metropolitana, junto com Porto Alegre, decidiram manter neste sábado o Dia de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Leia mais:
Gripe A: momento é de prevenir antes da vacinação
O que fazer com roupas e cobertas para fugir das alergias na temporada de frio
Em Porto Alegre, todos as unidades de saúde estarão abertas entre 8h e 17h. A única a não funcionar é a Santa Cecília, administrada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Outra exceção no Dia D de Vacinação é Canoas, que não abrirá os postos. A prefeitura alega bom fluxo na imunização nos primeiros dias de campanha. Caso haja necessidade, o município poderá abrir os postos em um sábado ao final da campanha, para atingir a meta.
Esse é o mesmo entendimento da Secretaria Estadual da Saúde, que divulgou nota informando que o Estado alcançou bons índices de imunização já no começo da campanha, com a procura superando as expectativas.
Leia mais notícias na seção DG Ajuda Você
Mais mortos
Mas o número de mortos por causa da gripe subiu para 25 no Rio Grande do Sul, sendo 23 óbitos por H1N1 e dois por um vírus subtipo A ainda não identificado. Apenas cinco pessoas não estavam no grupo de risco.
Quem deve se vacinar hoje
/// Maiores de seis meses a menores de cinco anos
/// Gestantes (em qualquer idade gestacional)
/// Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto)
/// Trabalhadores da saúde
/// Povos indígenas
/// Pessoas com 60 anos ou mais
/// Pessoas portadoras de doenças crônicas
* Diário Gaúcho