José Carlos dos Santos, o Seco, conhecido no Estado por assaltos a carros fortes, estará em Santa Maria no fim deste mês para prestar depoimento à Justiça. Ele é réu em um processo paralelo ao da Operação Palco, desencadeada em novembro do ano passado. Na operação, a Polícia Civil desmantelou uma quadrilha, supostamente comandada por Seco, que tomou o Beco da Tela, no bairro João Goulart, e queria dominar o tráfico de drogas na cidade. A audiência em que o suspeito será ouvido está marcada para o dia 31 deste mês.
Operação Palco é deflagrada em Santa Maria
Seco é considerado um dos bandidos mais perigosos do Estado, por isso, um forte esquema de segurança deve ser montado para a sua vinda até Santa Maria. Ele está preso na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).
Seco queria tomar o Beco da Tela em Santa Maria
O processo pelo qual Seco virá a Santa Maria foi desvinculado da Operação Palco porque três comparsas dele foram presos em flagrante trazendo drogas para a cidade em agosto de 2015. Por isso, o processo é chamado de "Palquinho".
Potencial de Santa Maria no tráfico atraiu Seco
Além dos quatro, outro que será ouvido nesse dia e também é réu no mesmo processo é Edson Marcos Silva da Rosa, o Tucano, considerado braço direito de Seco e quem comandaria a estratégia da quadrilha em Santa Maria. Ele estava preso na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), mas, quando ocorreu a Operação Palco, foi transferido para a Pasc, onde continua preso. Seco seria integrante da facção Bala na Cara, de Porto Alegre.
Depois da Operação Palco, Tucano volta para a Pasc
O advogado de Seco, Paraguaçu Soares Neves Júnior, afirma que seu cliente "não tem vínculo nenhum com Santa Maria e não é integrante de nenhuma facção". Já o defensor de Tucano, Andrei Carlosso Guglieri, preferiu não se manifestar no momento.
Polícia indicia 12 pessoas por tráfico de drogas em investigação da Operação Palco
O processo é comandado pelo juiz Ulysses Fonseca Louzada, da 1ª Vara Criminal de Santa Maria.
Operação Palquinho
Seco prestará depoimento à Justiça em Santa Maria
José Carlos dos Santos é réu em processo paralelo da Operação Palco, desencadeada em novembro de 2015
Naion Curcino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project