A Rádio Gaúcha completou 12 meses consecutivos de liderança de audiência na Grande Porto Alegre, segundo a pesquisa da Kantar Ibope Media. Em fevereiro, a rádio acumulou 13,7% do total da audiência de rádio, aumentando ainda mais a distância do segundo lugar, que tem 9,8% do total de ouvintes.
Até dezembro de 2015, quando começou a liderar a audiência, a Gaúcha havia conquistado feito semelhante somente em 2013, durante a série de protestos nacionais que começaram pela capital gaúcha. Naquele ano, a emissora ficou três meses consecutivos no topo das rádios mais ouvidas.Segundo o gerente-executivo de Jornalismo da Gaúcha, Cyro Martins Filho, naquele momento surgiu o embrião das mudanças que levaram a rádio a conquistar o que comemora hoje.
– Foi uma demonstração de que a gente, uma rádio de jornalismo, era capaz de superar um paradigma. Até então, rádio líder era rádio popular, de música ou de música popular. A partir daí, começamos a trabalhar programa por programa. A estudar o ritmo, a grade, o que cobrir, o que não cobrir. Isso foi sendo moldando para entrar 2015 como líder – afirma Cyro.
Leia mais:
Andressa Xavier é a nova apresentadora do "Supersábado", da Rádio Gaúcha
Ruy Carlos Ostermann: "Não vejo incompatibilidade entre filosofia e futebol"
Novo narrador da Gaúcha, Manhago fala da estreia: "Sonho de 25 anos"
Para o gerente-executivo, a emissora se reestruturou para se aproximar da vida do ouvinte. Com isso, além de focar em assuntos do cotidiano e de procurar traduzir para a linguagem popular temas como política e economia, a Gaúcha passou a estar em outros lugares que não apenas nas ondas de rádio.
– Nos tornamos uma solução completa de comunicação. Temos imagem, foto e vídeo, texto, Twitter, Facebook, entre outros. Quer dizer, nós colocamos a informação à disposição das pessoas onde elas estiverem – diz Cyro.
Diretora de Rádios do Grupo RBS, Fabiana Marcon acredita que a liderança da Gaúcha é resultado de investimentos em profissionais e tecnologia e, ainda, de demandas que vêm do público.
– Saber ouvir e entender como fazer essa comunicação, dinâmica e de qualidade, foi fundamental para essa conquista. Afinal, são 24 horas por dia de informação e emoção, notícia e esporte, onde o nosso consumidor estiver – avalia Fabiana.
Nesse sentido, e “para não deixar a peteca cair”, segundo Cyro, no próximo mês, a rádio vai lançar o Gaúcha Sports Bar, um programa em parceria com o Boteco Natalício, que vai funcionar como a segunda casa da emissora. Lá, ouvintes poderão ver e conversar com os comunicadores, acompanhando a transmissão ao vivo.
Um tapume com caricaturas dos comunicadores já chama a atenção de quem passa pelo Viva Open Mall, na Avenida Nilo Peçanha, onde será inaugurado o espaço temático.