Mesmo sem disputar uma eleição presidencial há mais de duas décadas, o PMDB que ameaça romper com Dilma Rousseff é o partido mais assíduo no governo federal desde a redemocratização do país. A sigla emplacou ministérios em todas as gestões entre os mandatos de José Sarney (1985-1989) e da atual presidente – feito que nenhuma outra conseguiu igualar.
O estudo Os Ministros da Nova República – Notas para Entender a Democratização do Poder Executivo, da cientista política Maria Celina D'Araujo (PUC/Rio), avaliou a filiação partidária dos ministros que passaram pelos governos entre Sarney e Lula. A análise revela que o PMDB ocupou o primeiro escalão em todos os períodos e somou o maior número de nomeados, com 66 representantes. Entre eles se destacam figuras como a do gaúcho Nelson Jobim, que foi auxiliar de FHC, Lula e Dilma.
A tendência se manteve nos dois governos de Dilma Rousseff: o partido emplacou seis pastas no começo de cada uma das administrações da petista, e até a segunda-feira passada acumulava sete cargos. O maior distanciamento entre o PMDB e o Planalto ocorreu durante o mandato de Fernando Collor, quando a sigla abocanhou apenas um cargo no escalão principal e perdeu influência. Sem apoio parlamentar, Collor sofreu o impeachment, e os peemedebistas recuperaram espaço sob Itamar Franco.
– A estratégia de sobrevivência do PMDB, que não apresenta candidato a presidente desde Orestes Quércia (1994), foi focar na disputa proporcional. Graças à capilaridade do partido em todo o Brasil, sempre formou grandes bancadas na Câmara – avalia a cientista política da Universidade Federal de São Carlos (SP) Maria do Socorro Sousa Braga.
Maria do Socorro lembra que, como o presidente eleito –seja qual for – nunca consegue maioria no Congresso por seu próprio partido, recorre ao PMDB para governar em troca de participação no governo. Agora, essa antiga aliança entre a sigla e o poder está, ao menos temporariamente, estremecida.
SEMPRE NO PODER
Número de ministros filiados ao PMDB que passaram pelos governos brasileiros:
José Sarney (1985-1990)
32
Collor (1990-1992)
1
Itamar Franco (1992-1994)
6
FHC (1995-1998)
7
FHC (1999-2002)
7
Lula (2003-2006)
6
Lula (2007-2010)
7
No governo Dilma
Número de ministros filiados ao PMDB que iniciaram a gestão:
Primeiro mandato (2011-2014) 6
Segundo mandato (2015- ) 6