O presidente do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força (SP), anunciou nesta quarta-feira, que o DEM e o PP ganharam uma vaga titular a mais cada na comissão especial que analisará o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara.
Segundo o parlamentar, a redivisão das vagas foi acertada em reunião de líderes partidários após o Supremo Tribunal Federal (STF) manter o rito, que prevê que a comissão especial será eleita por voto aberto e que não serão aceitas chapas avulsas.
Paulinho explicou que a nova divisão das 65 vagas da comissão do impeachment leva em conta as mudanças de partidos por deputados durante a janela para troca-troca partidário sem risco de cassação por infidelidade partidária.
De acordo com o deputado, após as mudanças, dois partidos pequenos, o PTC e PMN, deixaram de ter deputados na Casa, fazendo com que duas vagas sobrassem. Na redivisão, o DEM aumentou de dois para três o número de vagas titulares que terá direito na comissão. Já no PP, que integra a base aliada,o número de vagas subiu de quatro para cinco.
Na reunião, ficou decidido ainda que os líderes partidários terão até 12 horas desta quinta-feira para indicar os membros a que seus partidos têm direito na comissão do impeachment. De acordo com Paulinho da Força, a eleição deverá ocorrer a partir de 12h30min, se já houver quórum suficiente para abrir a sessão plenária. Concluída a eleição dos 65 membros, o parlamentar afirma que a expectativa é de que o colegiado já seja instalado por volta das 17 horas de amanhã.
*Estadão Conteúdo