Cerca de 60 alunos da Escola Dezidério Fuzer, na zona rural de Restinga Seca, na Região Central, estão sem aulas nesta terça-feira. O motivo é um protesto contra a decisão da prefeitura de que alunos de séries diferentes deverão dividir a mesma sala de aula.
Leia outras notícia de Educação
De acordo com a diretora, Maristane Pimarelo, cerca de 40 pais participaram do protesto na escola. Os alunos foram impedidas de entrar em sala de aula. A diretora afirma que os pais queriam que o prefeito comparecesse no local.
Leia outras notícias sobre Restinga Seca
O prefeito Mauro Schunke determinou o processo de enturmação (quando alunos de diferentes anos estudam na mesma sala) para otimizar o número de professores e porque há poucos estudantes em escolas da zona rural da rede municipal. O prefeito alega que, nos últimos 10 anos, o número de alunos em escolas municipais reduziu de 2,4 mil para os atuais 1,2 mil. Isso, segundo ele, demonstra uma necessidade urgente de reestruturar as escolas com poucos estudantes. Além disso, haverá um corte no número de professores de 180 para 154.
Segundo a diretora Maristane, agora, são quatro turmas de séries iniciais: uma com os alunos da pré-escola; uma com alunos do 1º ao 2º ano; uma com alunos do 3º; e uma com alunos do 4º ao 5º ano. Haverá somente um professor por turma, que terá de fazer dois planejamentos diferentes para alunos de cada ano.
De acordo com a Secretaria de Educação, o procedimento já é adotado em outras cinco escolas da zona rural do município já há alguns anos: colégios Sete de Setembro, Manuel Albino, Adelino Roso, Floribaldo José de Freitas e Três de Outubro.