O ex-presidente uruguaio José Mujica, que visitou Havana no final de janeiro, afirmou que o presidente Raúl Castro já tomou a decisão de deixar o governo por causa de sua idade. A revelação foi feita em entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal italiano La República.
– Raúl vai embora, já está com a decisão tomada e tem 85 anos. Por quê? Porque com a biologia não se pode e é preciso respeitá-la porque é determinante – assinalou o ex-presidente do Uruguai (2010-2015).
Leia mais
Papa se reunirá com o patriarca de Moscou, Kirill, em Cuba
Raúl Castro inicia visita de Estado à França
Farc pedem apoio à Constituinte na Colômbia, apesar da oposição de Santos
O comentário surgiu quando Mujica foi indagado sobre a possibilidade de sua volta como candidato no Uruguai, o que também descartou por causa da idade. Em seguida, deu como exemplo governantes longevos como os irmãos Castro. Sobre Fidel Castro, Mujica disse que o viu melhor do que há dois anos, apesar de "estar com dificuldades para caminhar".
– Tem que usar uma bengala, mas está com a cabeça muito clara, perfeitamente informado. Fiquei surpreso que leia sem óculos. Está vivaz, faz perguntas inteligentes, como sempre – afirmou.