Resultado do trabalho de seis meses de pesquisa com leitores e assinantes do jornal, com o objetivo de conhecer em profundidade os hábitos de leitura de seus consumidores, Zero Hora lançará uma série de novidades em 2016, cujo foco central é o reforço do investimento em jornalismo. Novas plataformas digitais - uma zh.com.br totalmente reformulada para melhorar a experiência do leitor no mobile, um aplicativo com conteúdos exclusivos, uma nova central de vídeos e uma edição atualizada com as notícias do fim de semana disponível no domingo - e uma superedição no sábado são alguns dos projetos planejados para os próximos meses.
No mergulho sobre a experiência de leitura do jornal nos fins de semana, o estudo revelou que a atual edição de sábado, embora recheada de conteúdos de muito valor para o leitor, tem uma vida curta, já que a dominical circula logo no início da tarde. A partir dessa abordagem, passa a circular em março uma superedição de fim de semana, que será entregue no sábado de manhã. Vai reunir o melhor das duas e ampliar o produto, trazendo novos cadernos, com foco em grandes reportagens exclusivas, conteúdo para a família e o lazer.
- O papel do jornal no fim de semana está mudando no mundo inteiro, ficando cada vez mais "arrevistado". O consumidor dedica muito mais tempo à leitura do jornal e deseja algo mais profundo e exclusivo. Esse movimento está em linha com nossa estratégia de buscar o melhor produto em jornalismo, com mais eficiência - explica a vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle.
Entre as novidades da superedição está a revista ZH DOC, com 24 páginas de entrevistas, reportagens especiais e novos colunistas, como Fernanda Zaffari, de Londres, e Fernando Eichenberg, de Paris. A ideia é criar um produto não perecível, com conteúdo de profundidade, que possa ser consumido pelo leitor ao longo do fim de semana e nos dias seguintes.
David Coimbra, um dos colunistas melhor avaliados pelos leitores, também terá o espaço ampliado, passando a escrever aos domingos no caderno principal.
Além de ZH DOC, da Revista Donna, do caderno Vida, que passará a ter 12 páginas, o leitor terá ainda um novo caderno, o Fíndi, focado em serviço, entretenimento, programação cultural e infantil, um pedido do público.
No domingo, um jornal preparado para o tablet (Domingo Digital) chegará ao leitor com notícias atualizadas, como, por exemplo, o resultado da rodada de futebol do sábado, outro desejo apontado pela maioria das pessoas ouvidas na pesquisa.
- Zero Hora foi um dos jornais do país que mais investiram em jornalismo no ano passado, contratando profissionais e ampliando reportagens especiais e conteúdo multimídia. Os novos projetos digitais, a chegada de novos colunistas e a superedição são resultado deste projeto de investimento em produto e pesquisa, que terá continuidade em 2016 - destaca a diretora de Redação dos Jornais do Grupo RBS, Marta Gleich.
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Mais reportagens aprofundadas
No ano passado, o Grupo RBS lançou a superedição de fim de semana do Diário Catarinense, também resultado de pesquisa de produto orientada ao perfil de leitura do catarinense, com alto índice de aprovação tanto do público quanto do mercado.
O projeto reflete uma tendência de edições de fim de semana com mais reportagens aprofundadas, matérias com duração semanal (em revistas) e mais informação para a família.
- A superedição foi pensada a partir do desejo do leitor e de acordo com o que ele precisa para ser bem informado. Com essa abordagem, adaptada ao comportamento de consumo, o mercado percebe o aumento na relevância do produto. Cada anúncio estará mais tempo em contato com o público-alvo, cuja taxa de engajamento aumenta, acompanhando a densidade da leitura. Além disso, estamos oferecendo uma nova edição digital no domingo, algo que não existia. Uma oferta exclusiva para ações específicas - destaca o diretor de Marketing e Produto dos Jornais RS, Marcelo Leite.
Nas próximas semanas, todos os detalhes destas novidades serão informados aos leitores de Zero Hora em novas reportagens sobre o assunto.