A cheia dos rios Uruguai e Quaraí fez com que mais de 1,8 mil pessoas precisassem sair de casa em 23 localidades, de acordo com o último balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgado na tarde desta terça-feira (22). São 466 famílias, sendo 443 desalojadas e 23 desabrigadas.
Entre os municípios atingidos estão Uruguaiana, Itaqui, Quaraí, São Borja e Barra do Quaraí. O nível do Rio Uruguai já superou 11 metros em alguns pontos, como em São Borja, o que é considerado o mais alto do ano. A média normal é de 5 metros.
Em Santana do Livramento, são 50 famílias atingidas pela cheia. Conforme o coordenador da Defesa Civil municipal, Delmar da Rosa Rodrigues, esses moradores estão abrigados na escola estadual Maurício Cardoso. O município está em alerta devido ao nível elevado do lago Batuva. Segundo o coordenador, caso haja rompimento, ao menos 10 mil pessoas serão atingidas.
Além disso, a região de Livramento apresenta quedas de barreira em vários trechos da BR-158, como no km 546, e na BR-293. As interrupções são parciais e alternadas, conforme a Polícia Rodoviária Federal, que ainda contabiliza quais são os pontos com problemas. Na BR-285, em Passo Fundo, o trânsito já foi liberado no km 309, após queda de barreira que ocorreu na noite de segunda-feira (21).
O coordenador da Defesa Civil na Fronteira Oeste, major Rinaldo Castro, afirma que não há previsão para retorno das famílias, já que há alerta de chuva intensa nos próximos dias.
Confira a lista de municípios atingidos pelas cheias
Barra do Quaraí
Cândido Godói
Cruzaltense
Engenho Velho
Gramado dos Loureiros
Guarani das Missões
Itaqui
Liberato Salzano
Não Me Toque
Nonoai
Nova Ramada
Quaraí
Roque Gonzáles
Santa Rosa
Santana do Livramento
Santo Ângelo
São Borja
São Borja
São Miguel das Missões
Sete de Setembro
Três Palmeiras
Trindade do Sul
Uruguaiana