Até o dia 30 de dezembro, a prefeitura de Nova Palma, na Região Central, recolhe assinaturas de moradores do município em um abaixo-assinado que pede mais segurança e aumento do efetivo policial.
Entre outubro e dezembro de 2015, foram diversos casos de violência. No fim de novembro, por exemplo, criminosos agrediram um homem de 76 anos e outras duas pessoas em um assalto a uma residência, e uma das vítimas foi obrigada a dirigir mais de 50km até ser liberada. De acordo com o prefeito de Nova Palma, Adroaldo Santi, o abaixo-assassinato foi uma sugestão da Promotoria de Justiça após uma audiência pública.
O objetivo é exigir judicialmente que o Estado garanta a segurança dos moradores. As assinaturas pedem aumento do efetivo policial. Conforme o Comandado Regional da Brigada Militar, o déficit de efetivo em Nova Palma chega a 56%. O previsto pelo Comando eram 12 policiais, mas hoje apenas cinco trabalham no policiamento.
Depois de recolhidas as assinaturas, a Promotoria fará os encaminhamentos necessários. Locais onde há recolhimento: Prefeitura, Camnpal, Sindicato, Emater, Banco do Brasil, Banrisul, Sicredi, Cresol, Escolas Tiradentes, Dom Érico Ferrari, Pe. João Zanella, Cândida Zasso e Ana Löbler, Posto de Saúde da cidade, ACIS, Comunidade do Comércio e Camnpal Unidade São Cristóvão.