De acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, a maior parte dos deputados federais (42% ou 215 votos) apoia o impeachment da presidente Dilma Rousseff. No entanto, a decisão sobre a aprovação do rito de destituição da petista na Câmara está nas mãos de quase um terço dos parlamentares (27% ou 138 votos), que ainda não se definiram ou não responderam ao levantamento. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Datafolha: 28% dos manifestantes anti-Dilma em SP creem que Temer faria um mau governo
A pesquisa também revela que 31% dos deputados (159 votos) se mostram contrários ao impeachment da presidente. Para o processo passar pela Câmara, é preciso o apoio de ao menos 342 parlamentares.
Com isso, mais 127 votos são necessários para que a destituição seja aprovada pelos deputados. Por outro lado, para a presidente alcançar o apoio de 171 deles e permanecer no cargo, bastam mais 12 suportes.
Aécio Neves lidera pesquisa de intenção de voto para presidente, mostra Datafolha
Se aprovado na Câmara, o impeachment ganhará novos desdobramentos no Senado, onde a maioria simples é necessária para afastar a presidente do cargo.
No primeiro levantamento do Datafolha na Câmara, realizado entre 19 e 28 de outubro, a indecisão era um pouco menor. Na ocasião, 39% dos parlamentares eram a favor do impeachment, enquanto que 32% deles defendiam a permanência de Dilma - 29% estavam indecisos ou não declararam posição.
Leia as últimas notícias