O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) planeja fazer um desvio ao lado da ponte da BR-153 em Cachoeira do Sul, na Região Central. A ponte foi interditada no último domingo (27) após dois pilares terem sido levados pela água devido à cheia do Arroio Castagnino. Na última segunda-feira (28), a cabeceira da travessia desmoronou.
Conforme o Dnit, a estrutura, que deve ser feita depois da baixa do arroio - com a canalização da água, terraplanagem e tachões de pedras -, viabilizaria a travessia de veículos leves e de pedestres. Caso a construção do desvio receba sinalização positiva, a estimativa é que ele esteja liberado para tráfego no fim de janeiro. Será semelhante ao desvio que foi feito ao lado da ponte que caiu na BR-287, entre São Pedro do Sul e Mata.
O Dnit também aponta que caso a ponte não esteja comprometida, o prazo para viabilizar o trânsito em meia pista para veículos leves vai variar de 45 até 60 dias. A reconstrução total ou parcial, a depender do laudo técnico, pode levar entre quatro e seis meses.
O investimento giraria em torno de R$ 10 milhões.