As buscas ao eletricista da AES Sul Wagner Ribeiro dos Santos, 25 anos, chegaram ao sexto dia. Ele caiu no Rio Jacuí no interior de Agudo e desapareceu na última quinta-feira (24). A equipe que está no local conta com 20 profissionais do 4º Comando Regional dos Bombeiros (4º CRB), bombeiros voluntários e Brigada Militar (BM). Uma aeronave que veio de Porto Alegre será usada nas buscas, a partir das 10h, bem como cães farejadores.
Conforme a capitã do 4º CRB, Jaqueline da Silva Ferreira, que coordena a ação em Agudo, a área de buscas aumentou e o efetivo recebeu reforço.
“A área de buscas já foi até o município de Dona Francisca, mais ou menos. A gente desceu e subiu o Jacuí várias vezes com embarcações para ver se essa vítima foi levada até algum outro ponto. Com uma área maior e efetivo reforçado, mais o auxílio dos cães e da aeronave da Brigada Militar, nós acreditamos que vamos encontrá-lo”.
A capitã Jaqueline aponta que a cheia do rio – causada pela chuva da última semana – fez com que galhos e terra em grande quantidade fossem levados ao longo do leito. Com isso, “esse corpo também pode estar soterrado, o que dificulta as buscas”, razão pela qual policiais militares especializados em buscas com cães prestam apoio.
O acidente
Conforme os bombeiros, o eletricista fazia a manutenção da rede elétrica na última quinta quando o terreno da margem do rio cedeu, ele caiu na água e desapareceu.
Os bombeiros acreditam que como o rio está acima do nível normal – isso devido à chuva que atingiu a região – e a correnteza é forte, Freitas foi levado pela água.
Freitas, natural de Cachoeira do Sul, é eletricista profissional e trabalha na empresa desde agosto de 2014.