A Justiça decidiu que a Universidade de São Paulo (USP) terá que enviar uma substância para tratamento de câncer a um homem de 75 anos residente em Cachoeira do Sul, na Região Central. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (3) e foi tomada em 30 de outubro.
O homem foi diagnosticado há cerca de um mês câncer de fígado em grau avançado e, por isso, a universidade terá que disponibilizar a substância fosfoetanolamina sintética (fosfoamina). A USP tem prazo de cinco dias a partir da intimiação para enviar a quantidade de droga necessária ao paciente, dentro dos padrões da pesquisa.
O medicamento estácom pesquisa e produção suspensas até registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O paciente apontou o medicamento como esperança, já que foram realizados testes comprovando melhoras e alívio de dores após o uso da droga. A decisão é do Juizado Especial da Fazenda Pública de Cachoeira do Sul. A Justiça entendeu que o estado de saúde dele é grave e que não há possibilidade de cirurgia. Por isso, de acordo com a decisão, os tratamentos convencionais não poderiam reverter a doença.