Começou nesta quinta-feira a campanha de recadastramento dos usuários do Sistema Integrado Municipal (SIM) de Santa Maria que têm direito à gratuidade ou descontos nas passagens do transporte coletivo. O recadastramento é necessário para que passe a valer o sistema de biometria facial na cidade. O lançamento da campanha, com a divulgação do cronograma de atendimento, foi feito na Praça Saldanha Marinho.
50 mil usuários de ônibus devem ser recadastrados para biometria facial em Santa Maria
Cerca de 50 mil pessoas, entre os usuários que têm direito à gratuidade e meia passagem, são esperados para fazer o recadastramento. Os atendimentos começam já nesta quinta-feira e os idosos, por ordem alfabética, serão os primeiros à migrarem para o novo sistema (veja cronograma abaixo). A expectativa é que até o dia 29 de janeiro todos os 17,2 mil idosos já estejam cadastrados. O sistema deve começar a funcionar no dia 16 de janeiro de 2016 e, a partir do dia 1º de fevereiro, todos os idosos terão que estar cadastrados para usarem o transporte público.
Ônibus terão reconhecimento facial em até quatro meses em Santa Maria
Para o cadastro, é preciso comparecer à sede da ATU, na Avenida Rio Branco, com o atual cartão de transporte, cópia do RG, do CPF e de um comprovante de endereço atualizado. No local, as pessoas irão tirar uma foto, que será usada para o reconhecimento, e fazer o novo cartão, que já é emitido na hora. Depois dos idosos, os estudantes serão os próximos a fazerem o cadastramento.
A ATU já fez a instalação do sistema em todos os 230 ônibus da frota. Segundo o prefeito Cezar Schirmer, que esteve no lançamento da campanha, Santa Maria é a primeira cidade do Estado a usar o sistema. O novo dispositivo permitirá que somente o dono do cartão utilize o benefício e vai evitar a queda de receita da empresa por conta do uso incorreto do cartão SIM.
- A biometria facial é um avanço e um aprimoramento no transporte coletivo da cidade. Só não vão pagar a passagem aquelas pessoas que realmente têm esse direito. Quando há fraude, alguém acaba pagando, além de encarecer o valor da passagem - destaca o prefeito.
Quando um usuário que tem o benefício é reconhecido pelo sistema, são tiradas cerca de oito fotos em sequência, que serão enviadas para uma central de monitoramento. O secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, afirma que os usuários que forem pegos usando indevidamente os benefícios serão reconhecidos por esse banco de imagens em até 24 horas e estarão sujeitos a penalidades.
- Ninguém sofrerá constrangimento no ônibus. Mas, caso o cartão seja utilizado por outra pessoa, o dono será chamado até a ATU. Primeiro é feita uma verificação e advertência. Se o cartão for utilizado indevidamente de novo, o usuário pode ter o benefício suspenso por 30 dias e, caso volte a se repetir, o usuário perderá o cartão definitivamente, ficando sem poder usar o benefício pelo prazo de cinco anos - afirma o secretário.
Cronograma
Os idosos serão os primeiros a realizarem o recadastramento. O atendimento será feito por ordem alfabética, conforme o cronograma:
- Desta quinta-feira (26/11) até 09/12: Usuário como nome de A a D
- 10/12 até 23/12: Usuário como nome de E a I
- 24/12 até 05/01: Usuário como nome de J a N
- 06/01 até 15/01: Usuário como nome de O a R
- 18/01 até 29/01: Usuário como nome de S a Z