A primeira edição da revista satírica francesa Charlie Hebdo após os ataques de 13 de novembro em Paris fará uma provocação direta aos terroristas.
A edição, que ainda não está nas bancas, traz na capa a imagem de um homem perfurado por balas bebendo uma taça de champagne, com o título: "Ils ont les armes. On les emmerde. On a le champagne!". Em tradução livre, algo como: "Eles têm as armas. F...-se eles. Nós temos champagne!". As informações e a imagem foram divulgadas pelo site francês GQMagazine.
Encontrado em Paris carro que pode ter sido usado no planejamento dos atentados de novembro
Em janeiro deste ano, três homens atacaram a sede da revista, em Paris, matando 12 pessoas. A Charlie Hebdo e seus funcionários eram alvo constante de ameaças desde a publicação, em 2006, de uma série de charges de Maomé que indignaram o mundo islâmico.
Em 2011, após uma edição que fazia piada com a sharia, ou lei islâmica, um atentado com coquetéis molotov incendiou parte da sede da revista no 11º distrito leste de Paris . Apesar disso, a Charlie Hebdo manteve sua linha editorial, e dizia não ser inimiga do Islã.
Atentados em Paris
Mais de cem pessoas morreram na noite de sexta-feira, em Paris, na França, após uma série de ataques terroristas em diversos locais da capital francesa. Tiroteios e explosões ocorreram de maneira coordenada em seis lugares: no Boulevard Voltaire, em frente ao bar La Belle, Bataclan, na Rua de la Fontaine, no bar Carillon e no Stade de France. Logo após os ataques, o presidente francês, François Hollande, decretou estado de emergência e fechou as fronteiras do país.
Em vídeo, veja como foi a sequência dos ataques em Paris:
Poucas horas depois das mortes, o Estado Islâmico assumiu a autoria dos atentados. A polícia fez prisões, na Bélgica, de suspeitos de envolvimento com os ataques em Paris, mas ainda trabalha para identificar os nomes de todos os possíveis envolvidos na ação. Oito terroristas morreram durante as ações, mas acredita-se que outros organizadores dos atentados estejam à solta.
O Itamaraty confirmou dois brasileiros entre os feridos nos atentados, que já estão fora de perigo.
Confira o mapa dos ataques: