A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em ação conjunta com a Brigada Militar (BM), apreendeu 10,8 mil pacotes de cigarro (108 mil carteiras) contrabandeados do Paraguai dentro de um caminhão no interior de Caçapava do Sul na Região Central. Conforme a PRF, a ação policial aconteceu por volta das 18h50 de sábado (21).
A abordagem foi feita após denúncia. Os policiais receberam a informação de que a carga contrabandeada estaria em uma estrada de chão na região da Vila Progresso, localidade de Forminha. Ao fazer rondas pelo local, a polícia encontrou um caminhão. Dentro estava a carga de cigarros da marca 51. O veículo aparentava estar abandonado e nenhum suspeito foi localizado. A carga e o veículo foram apreendidos e entregues à Receita Federal de Santa Maria.
Conforme o chefe do Núcleo de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Nurep) da Receita Federal em Santa Maria, Francisco Velter, a carga foi avaliada em R$ 480 mil. Ele aponta que desde o ano passado tem aumentado o número de apreensões de material contrabandeado na região. Isso acontece, principalmente, por conta do aumento nas ações contra esse tipo de crime, segundo ele. Questionado sobre uma possível falha no policiamento, Velter aponta que não é uma falha o que ocorre.
"A nossa fronteira é muito extensa. A carga entra, a partir dos nossos vizinhos, por Matro Grosso, Paraná e inclusive de barco a partir da Argentina", explica. "Precisaríamos de policiais a cada 200 metros para dar conta de maneira eficiente, o que é impraticável".
Velter conta que a vinda dos produtos é planejada por quadrilhas organizadas. Como o produto nacional tem encarecido, é um bom negócio para os contrabandistas arriscar trazer o produto dos países vizinhos.