A Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria, recebe, ao longo de toda esta sexta-feira (20), ação de prevenção contra o diabetes. Ao todo, serão realizados 3,6 mil testes gratuitos, e a ação, que acontece por conta do mês de prevenção à doença, envolve cerca de 150 pessoas na organização.
A doença atinge 12% da população mundial. De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Dr. Marcos Trojan, quase 50% das pessoas que possuem a doença não são diagnosticadas. Os principais sintomas são perda ou oscilação de peso, vontade de urinar e sede.
A ação na Praça Saldanha Marinho acontece das 9h às 16h. Todos podem participar. A preferência é para que as pessoas que farão os testes estejam em jejum - no entanto, se não estiver, basta avisar o profissional. Os 3,6 mil testes são chamados de "glicose na ponta do dedo". Caso o teste dê positivo (ou seja, se a glicose estiver alta), os pacientes serão encaminhados para um exame na gengiva, que acontece na praça. Depois, serão encaminhados para tratamento na rede pública.
A ação tem a parceria de alunos de Medicina, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e alunos de Enfermagem da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma). Além disso, o Lions Clube, organização comunitária, também participa da ação.