Os pacientes que procuram pelo Vasopril (Maleato de Enalapril) 5mg e 10mg, um dos indicados para hipertensão, não podem mais retirar o remédio, já que a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do comprimido foram suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A determinação foi publicada no Diário Oficial em 10 agosto deste ano e passou a valer na mesma data. A discussão do recolhimento estava em tramitação judicial desde 2013.
Anvisa suspende venda e uso de remédio indicado para tratamento de câncer
Com o desfecho, a Anvisa determinou a ordem de recolhimento como interesse sanitário, medida que está sendo realizada pela empresa Biolab Sanus Farmacêutica LTDA, fabricante do remédio.
Para diabéticos e hipertensos, números de infarto e AVC sobem 40% no inverno
Troca
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, desde que recebeu a oficialização do recolhimento, retirou a marca do seu cadastro e não tem o Vasopril em estoque.
Segundo o órgão, se o médico prescreve determinada marca, só poderá ser entregue ao paciente aquela.
O remédio só poderá ser trocado, pelo farmacêutico, pelo genérico caso o medicamento indicado seja de referência, conforme a Lei dos Genéricos 9787/99. Neste caso, o medicamento referência é o Renitec, e o genérico é Enalapril. As demais marcas são consideradas similares. Se a marca presente na receita é o Vasopril, o paciente deve procurar o médico para providenciar a troca.
- É orientado que os pacientes peçam, quando o médico assim entender, a receita do medicamento pela Denominação Comum Brasileira, isto é, pelo nome genérico. Pois a resolução permite a troca pelo similar quando têm os testes de biodisponibilidade - orienta Fabiane Matos Leffa, coordenadora da Assistência Farmacêutica da SMS.
Os medicamentos para hipertensão fazem parte dos remédios existentes no Elenco Oficial dos Medicamentos disponibilizados gratuitamente pelo Aqui Tem Farmácia Popular, vinculado ao Ministério da Saúde, que distribui remédios gratuitamente para portadores de asma, hipertensão e diabetes.
Leia outras notícias do dia
Como proceder
- No dia 10 de agosto deste ano, a Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comércio e uso do medicamento Vasopril.
- O Vasopril está sendo recolhido do mercado.
- Pacientes que têm receita médica do Vasopril devem entrar em contato com seus médicos e requisitar nova receita. A Secretaria de Saúde Municipal admite que alguns pacientes podem ficar desassistidos, sem o remédio para hipertensão, caso tenham que aguardar nova consulta do Sus. Por isso, é importante que o paciente diga, na hora de marcar a consulta, que precisa de uma nova receita.
Curta nossa página no Facebook
Saúde
Vasopril, remédio para hipertensão, deixa de ser vendido
Medicamento considerado básico na rede de saúde pública deixa de ser comercializado nas farmácias do Brasil
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: