Os temporais previstos para os próximos dias no Rio Grande do Sul chegaram, nesta terça-feira, pela Serra. Ao longo do dia, há chance de que as pancadas de chuva se espalhem pelas demais regiões.
Bento Gonçalves, Vacaria e São José dos Ausentes estão entre as cidades que amanheceram chuvosas e com queda de raios. Entre as 6h e as 10h, Bento Gonçalves registrou 9mm de chuva. Pontos isolados da Região Central também tiveram precipitações nesta manhã.
Já em Campestre da Serra, nos Campos de Cima da Serra, o granizo danificou ao menos 30 casas. A prefeitura contabiliza os estragos. O município havia decretado situação de emergência em função das geadas registradas em setembro.
A instabilidade que atua sobre a Serra deve se afastar para Santa Catarina, o que não exclui a possibilidade de mais chuva. Isso porque a chegada de uma nova frente fria traz o risco de temporais espalhados por todo o Estado. Na madrugada de quarta-feira, deve começar a chover na Fronteira Oeste, e, ao longo do dia, a instabilidade avança sobre praticamente todos os municípios.
A Climatempo alerta que há previsão de grandes volumes de chuva, principalmente na Fronteira Oeste, no Litoral Sul e na Região Metropolitana. Os temporais podem chegar acompanhados de queda de granizo e provocar alagamentos. A partir de sexta-feira, deve diminuir a intensidade das precipitações, à exceção do Planalto e da Serra.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a precipitação deve ficar acima da média no Estado por pelo menos três meses em função da atuação do El Niño. Em outubro, deve chover cerca de 50mm a mais do que a média mensal nos municípios do Sul, e aproximadamente 100mm a mais no Norte. A chuvarada prevista para outubro alerta para riscos de alagamentos nos municípios banhados pelo Rio Uruguai.
* Zero Hora